.

.
Breaking News
recent

Piauí tem maior número de ações no combate à seca

Barragem de poços Itaueira-PI
O Piauí está entre os estados com o maior número de obras e ações de combate à seca. A afirmação é do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que se comprometeu em ajudar os estados mais castigados pela estiagem. Um levantamento feito pelo Ministério da Integração mostra que, proporcionalmente, o Piauí é o estado brasileiro mais atingido pela seca.

Ações estão sendo elaboradas e executadas no Estado. São projetos de construções de barragens, açudes, adutoras, instalação de cisternas e perfuração de poços. O investimento imediato é de R$ 16 milhões em ações de recuperação e envio de carros-pipa às comunidades em situação crítica.

Parcerias com o Governo Federal, através do Programa Água Para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração, tem contribuído no combate à seca no Piauí. Os municípios de Conceição do Canindé, Paulistana, Itaueira, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São Miguel do Tapuio e Valença estão recebendo as primeiras cisternas do programa. Ao todo, no Piauí, serão mais de 3,5 mil reservatórios distribuídos para os municípios mais atingidos pela seca.

O governador Wilson Martins destacou que o assunto é prioridade e que projetos que sirvam para amenizar o impacto da seca na vida dos piauienses devem ser tratados como prioridade por toda a organização governamental do Estado. Ele mesmo viajou a Brasília para pleitear mais recursos para ações de combate à estiagem. “É inadmissível que o piauiense ainda sofra com problemas causados pela seca. Estamos elaborando ações e lutando atrás de recursos para melhorar essa relação entre o piauiense e o meio em que vive, o que não podemos mais é continuar sempre com programas temporários, estamos fazendo grandes projetos de longa duração que mude a realidade do nosso sertão”, disse.

Outro programa que tem contribuído no combate a estiagem é a perfuração, recuperação e compra de equipamentos de poços já existentes. No início do mês, o governador Wilson Martins pleiteou junto ao Ministério da Integração recursos de R$ 5 milhões para perfuração de poços, ao todo serão 125 poços para atender à população de cidades que sofrem com a escassez de água. A Defesa Civil está recuperando poços em 41 municípios, beneficiando 141 comunidades.

“No Estado existem vários poços que possuem água, mas que não existe um sistema de distribuição. São poços públicos que necessitam apenas do sistema para atender de forma eficaz as comunidades que sofrem com a falta de água”, explica o diretor de Unidade da Defesa Civil do Estado, Jerry Herbert.

Neste mês, o Piauí alcançou um dos piores índices da história em relação à seca. Dos 224 municípios do Estado, 192 decretaram situação de emergência, 156 foram reconhecidos pelo Governo Federal.



Fonte: CCOM
Unknown

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.